top of page

Crenças Nucleares

Atualizado: 28 de jun. de 2021

Por que sou assim? Muitos já se fizeram essa pergunta e, em busca de uma resposta minimamente plausível, se debruçaram sobre sua história e histórico familiar. Pesquisas recentes revelam as fontes de influência e composição de nosso “jeito de ser”, e apontam, basicamente, para três naturezas:

- Hereditária: pelos exemplos que recebemos, sobretudo de nossos pais;

- Crítica: pelas avaliações que sofremos de nossos pais, professores e pessoas em nossa formação;

- Experiência: pelas vivências positivas e negativas que temos e o significado que damos a elas.

Essas experiências que vivenciamos tendem a se enraizar em nossa psique, desenvolvendo em nós crenças nucleares sobre o mundo e sobre o lugar que acreditamos ocupar nele, convertendo-se em modos de ver o futuro e interpretar o passado.

Assim, ao contrário do que muitos pensam, não oscilamos exageradamente entre ânimo e desânimo, de um dia para o outro. Apesar de o contexto possuir forte influência sobre nosso estado emocional, o que nos torna otimistas ou pessimistas, animados ou desanimados é, justamente, nosso sistema de crenças sobre o mundo e sobre nós mesmos.

Nossas crenças nucleares são tão importantes que podem afetar nosso sucesso e o alcance das metas que estabelecemos para nossas vidas, uma vez que nossas atitudes advêm das metas e expectativas que temos e que nos motivam a agir. Não perseguimos metas que julgamos inalcançáveis, e se julgamos uma meta inalcançável, é porque nosso sistema de crenças nucleares assim julgou.

crenças_nucleares.png

Esse nosso senso interno sobre aquilo que podemos conseguir determinará as metas e expectativas para as coisas que tentaremos em nossa vida, bem como aquelas que evitaremos por julgar inalcançável. Podemos estar evitando muitos sonhos e projetos não porque eles sejam inalcançáveis, mas justamente por possuirmos um sistema de crenças mal formado ou, pelo menos, equivocado, que pode ter sido fruto de nossa educação, seja pela hereditariedade, pelas críticas que sofremos ou experiências que vivemos.

Dessa forma, corrigir os desvios e reconstruir nosso sistema interno de crenças é condição indispensável para que alcancemos os resultados desejados, mudando os comportamentos que nos impedem de atingi-los. Uma pessoa com um sistema de crenças nucleares saudável estabelece metas importantes para si e acredita que tais metas podem ser alcançadas se adotar um comportamento específico, já que possui capacidade para agir de maneira adequada e atingir seus objetivos.

Pessoas eficazes acreditam ter controle sobre as circunstâncias e têm maior probabilidade de tentar coisas novas e persistir em atividades mesmo diante de problemas. Wally “Famous” Amos afirma: “Você sempre pode dar a volta por cima em sua vida. A vida não o derrota: é a crença que o derrota.” Mudemos nossas crenças antes que elas mudem o rumo de nossas vidas e nos levem a destinos que não pretendemos visitar.


Comentários


Meus Contatos

  • Lattes
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn App Ícone
profMárioCosta

Obrigado pela visita!

Espero que a leitura tenha sido proveitosa e agradável. Volte sempre!

bottom of page